O que é a homeopatia?

 

A homeopatia é uma ciência médica com base no princípio da lei dos semelhantes; esta lei estabelece que uma doença específica possa ser curada pela substância capaz de reproduzir os mesmos sintomas da doença, isto é, o que causa mal a alguém "saudável" pode curar alguém doente que sofra do mesmo sintoma.

 

O que são remédios homeopáticos?

Os remédios homeopáticos foram testados pela primeira vez, por volta de 1800, em pessoas saudáveis por um médico chamado Samuel Hahnemann. Depois de analizar os sintomas provocados nestas pessoas, a sua eficácia curativa foi provada entre os doentes. Na maioria dos casos, estes remédios, extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais, foram tradicionalmente utilizados na medicina convencional, onde, algumas informações foram recolhidas a partir de casos toxicológicos. Hoje em dia é possivel encontrar remédios homeopáticos feitos de substâncias extraidas de muitas outras fontes, tais como, productos químicos, drogas convencionais, da própia doença, etc.

 

Homeopatia Veterinária

Por favor, veja este vídeo, é uma entrevista com o Dr. Pitcairn DVM PhD, o homeopata Veterinário  mundialmente eminente na actualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O QUE FAZ A HOMEOPATIA?

 

Um homeopata actual baseia a sua prescrição de acordo com:

 

  1. Na totalidade dos sintomas do paciente, incluido particularidades, traços de personalidade, predisposições, história familiar, história médica...;

  2. A doença do paciente, e como afeta ao paciente, fisicamente, emocionalmente e mentalmente;

  3. O comportamente desta doença no paciente em particular e como este se comporta com a doença.

 

Esta é a principal diferença entre um homeopata e um médico convencional, já que o homeopata irá levar em consideração o paciente como um todo, usando os sintomas mentais, físicos e emocionais, e procurar entender como isso afeta ao paciente em relação a quando este era saudável, enquando que a abordagem convencional tende a concentrar-se exclusivamente na doença física principal sem considerar as muitas pecularidades envolvidadas tanto no paciente como na doença em questão. 

 

 

O QUE PODE A HOMEOPATIA FAZER PELO SEU ANIMAL?

 

Homeopatia pode:

 

  1. Curar ou tratar suavemente das doenças dos animais de estimação, de forma inofensiva, livre de efeitos colaterais e toxicidade;

  2. Tratar e, por vezes, curar doenças crônicas que pareciam intratáveis e incuráveis com o tratamento convencional;

  3. Lidar com a transição para a derradeira viagem de um modo inofensivo dando ao paciente, que sofre de doença terminal, cuidados paliativos dignificantes.

 

Os seguintes exemplos de casos podem ser vistos clicando no ícone à direita denominado "Casos", que irá direcioná-lo para o meu blog ou então clicando diretamente sobre a frase de cada caso:

 

  • Borra Tintas - epilepsia refratária que não se vai curar com medicação convencional.

  • Dennis - uma cura homeopática dos sintomas de tetraparesia intratável de forma convencional.

  • Thai - uma condição autoimune curada com homeopatia.

  • Bell - como homoepatia lida com doenças crônicas terminais.

 

 

VACINAS E DIRETRIZES PARA VACINAÇÃO

 

Vacinas

A vacinose é um termo utilizado por homeopatas quando se referem de uma doença ou afecção originada do emprego de vacinas. Pode ser uma reação anafilática (reação alérgica imediata) ou uma reação em longo prazo, como uma condição alérgica (como dermatitis, otites, etc), uma doença autoimune, uma doença degenerativa, até mesmo a morte ou apenas uma simples mudança de conduta.

 

Precisamos estar cientes de que as vacinas não são tão seguros como nós pensavamos que eram e precisamos controlar melhor estas reações e até mesmo evitá-las, se possível. Todos nós reconhecemos que a Vacinoses tornaram-se uma preocupação maior ao longo dos anos. O excessso de vacinação é parte da razão para o crescimento excessivo destas afecções. Para obter informações sobre este assunto na medicina humana, siga este link:  

 

http://whale.to/vaccines.html

 

Portanto, para cada vacina é preciso procurar informações, fazendo as perguntas certas entre os especialistas na área e nunca, devido a conflitos de interesse, deve confiar apenas na informação dada por pessoas que vendem essas vacinas. Pode ter essa informação em consideração, mas deve buscar opiniões independentes, para construir as suas próprias decisões e, portanto, ter maior controle da saúde do seu animal de estimação, com toda a responsabilidade que lhe é devido.

 

Na medicina veterinária e, nesta área em especial, gostaria de sugerir de ver / ouvir o que o Dr. Ronald Schulltz tem a dizer. Ele é o especialista mais eminente na área, como também, um veterinário com douctoramento, professor da Universidade de Winsconsin e autor das diretrizes da vacinação da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais.

 

Você pode encontrar uma excelente entrevista no youtube no final deste post ou basta seguir este link.

 

Siga estes links se quiser ouvir somente o que ele tem a dizer sobre:

- Duração da imunidade  ir ao minuto 17:46

- Antígenos ir ao minuto 29:30

- Vacinoses ir ao minuto 33:40

- Vacinação antirrábica ir ao minuto 38:30

- O protocolo que ele usa nos seus própios animais de estimação ir para minuto 46:57

 

Diretrizes para vacinação animal

A Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais publicou suas diretrizes de vacinação. Os dois primeiros princípios básicos dessas diretrizes são:

 

  1. Devemos ter como objetivo vacinar todos os animais com as vacinas base, e vacinar cada indivíduo com menor frequência possivel, dando apenas, quando necessárias, as vacinas não essenciais ao animal;

  2. Vacinas não devem ser administradas sem necessidade. Vacinas base são aquelas necessárias e essenciais para cada cão, a fim de protegê-lo contra doenças infecciosas fatais que são prevalentes em qualquer parte do mundo. As vacinas base não devem ser administradas mais do que a cada três anos após o reforço de 12 meses dado no cachorro / gatinho, uma vez que a duração da imunidade (DOI) pode durar muitos anos e, inclusive durar o restante tempo de vida do animal de estimação.

 

Está o meu animal de estimação imunizado?

Quão seguro está o seu animal de estimação em qualquer momento? Nós temos a tecnologia para responder parcialmente a essa pergunta para as três principais doenças mais preocupantes (esgana, parvovirose e hepatite) e, de acordo com cada cão, por meio de testes sanguíneos. Há um teste disponível, para ser feito durante a consulta, e leva menos de uma hora para dar-lhe os resultados de anticorpos vaccinais do seu animal de estimação contra estas doenças. Este teste vai apenas avaliar os resultados dos anticorpos vaccinais, isso não significa que o animal esteja completamente seguro (assim como nenhuma vacina pode igualmente alegar), ela só vai nos dizer que ele não precisa da repetição da vacina contra a doença ou doenças em questão. O teste chama-se Vaccicheck e para mais informações sobre este producto é só seguir este link.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O que fazer?

  • Em minha opinião, deve, no mínimo, seguir as orientações da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais... Não vacinar os seus animais com as vacinas base numa base anual;

  • Para Parvovirose, Esgana e Hepatite deve ser verificada a existência de anticorpos vaccinais após as primeiras vacinações para ter certeza do estado imunológico do seu animal de estimação e se ainda possuir a imunidade, repita esses testes tão frequentemente quanto necessário, para assim decidir, de acordo com estes resultados, se vale a pena vaciná-lo ou não;

  • No caso da vacina antirrábica deve vacinar em cada três anos, de acordo com a informação do fabricante, nomeadamente o tempo de imunidade que ele refere;

  • No caso das outras vacinas não essenciais, procurar por informações especializadas para cada vacina e com esta informação e com a ajuda de seu veterinário tomar uma decisão sobre qual a estratégia deve tomar para prevenir esta doença em questão;

  • No caso do seu animal de estimação ter reação a uma das vacinas não essenciais, deve então, ser extremamente cuidadoso, e provavelmente não é uma boa idéia revacinar o seu animal com essa vacina. Deve então mudar de estratégia ou pelo menos mudar de fabricante da vacina se a reação foi devido a um dos compostos dessa vacina.

 

 

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM PORTUGAL

Esta é uma vacina específica que precisa de uma atenção especial devido a questões legais. A política de vacinação antirrábica portuguesa foi recentemente modificada (junho de 2013): “Aviso n º 7957/2013". Acordo com o ponto 3d) do publicado em "Diário da República, 2 ª série - N. º 118-21 de junho de 2013 ". Tendo em consideração a duração da imunidade da vacina antirrábica aplicada, o médico veterinário responsável pela campanha (MVRC) deve indicar a data da próxima vacinação, registando no boletim «vacina válida até .../.../...»;”  (pode encontrar o link para publicação aqui).

 

Que vacinação antirrábica deve usar?

De acordo com o "nota explicativa " da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (veja a foto), há apenas duas vacinas antirrábicas autorizadas no país, que têm a duração de imunidade de três anos. Estas vacinas são Nobivac Rabies do laboratório Intervet e Rabdomun a partir do laboratório Pfizer. Ainda de acordo com esta nota, qualquer animal vacinado em 2010 com estas duas vacinas só precisa ser vacinado em 2013, assim que a lei atual é retrospectivamente válida.

Qualquer outra marca de vacina contra a raiva só é válido por um ano.

 

 

EM QUE IDADE DEVE SER O MEU CÃO VACINADO?

De acordo com a lei, qualquer cão de três meses ou mais, deve ser vacinado contra a raiva e também lhe deve ser colocado o microchip ao mesmo tempo. 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEGUNDA-SEXTA

10:00-19:00

SÁBADO

10:00-12:00

 

MORADA

Rua António Pinheiro 13a

8800-323 Tavira, Portugal

Clínica NovaVet

 

drpet@drpet.pt

(+351) 96 421 19 26
 

 

  • Twitter Clean
  • w-youtube
  • w-facebook
VENHA TER COMIGO

© 2014 drpet - o veterinário homeopata

Layout wix.com
Editado ruca.ws

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now